Letreiro

Quer ficar livre de vírus??? Troque seu sistema operacional, seja livre, use Ubuntu. >> ubuntu-br.org/.

sábado, 19 de julho de 2014

Otimizando e Limpando seu Windows 7 - Parte 2


Continuando nossa postagem na otimização do Sistema Operacional Windows 7. Caso tenham alguma dúvida não esqueçam de comentar.


Vamos ao que interessa ...





5. Efetue uma varredura completa com seu software Antivírus.

Não vou mostrar aqui como fazer isso, pois cada software antivírus tem sua particularidade e talvez o antivírus que eu apresentar não seja o mesmo que você tenha em sua maquina, mas não tem segredo basta abrir o aplicativo, ele deve esta na sua Barra de Notificação ou na Área de Trabalho do Windows, então procure pela opção "Varredura Completa", caso ele esteja em inglês deve esta escrito "full scan" ou "scan viruses".

Aguarde o termino do scan, deve demorar entre uma e duas horas dependendo do tamanho do seu disco rígido e dos dados armazenados nele. Caso seja encontrado alguma ameaça seu aplicativo vai orienta-lo na remoção da praga. Fácil né?


6. Desabilite os efeitos visuais

Se você chegou até aqui e seu sistema continua lento, pode ser que seu computador não seja mesmo rápido o suficiente, mas uma otima dica para tentar melhorar isso é desabilitar os efeitos visuais, faça o seguinte:


a. Clique em iniciar e na caixa de pesquisa digite Informações e Ferramentas de Desempenho, abra e clique em Ajustar efeitos visuais, veja na Figura 25.

Figura 25: Informações e Ferramentas de Desempenho


b. Na guia Efeitos Visuais clique em Ajustar para obter um melhor desempenho e clique em OK conforme Figura 26. Pronto, a aparência do Windows ficara menos simpática, mas isso libera um pouco de memoria e economiza no processamento.

Figura 26: Opções de desempenho


7. Desfragmentação do disco rígido

A desfragmentação deixará o seu disco rígido organizado. O Windows utiliza preferencialmente um sistema de arquivos chamado NTFS para manipulação e organização dos dados dentro do disco rígido que com o tempo se fragmenta deixando a desejar o desempenho do Sistema Operacional e para resolver esse problema o disco precisa ser desfragmentado. Mas o que é fragmentação? A fragmentação quer dizer "pedaços" é quando um arquivo é alterado e o Sistema não consegue armazenar essa alteração no mesmo endereço do arquivo original, guardando esse "pedaço" em outro endereço no disco rígido, quando o Sistema necessitar ler esse arquivo ele tem que unir esses fragmentos causando uma queda na performance do Sistema, esse arquivo pode ser qualquer dado no computador, uma música, foto, vídeo, um programa ou um próprio arquivo do Windows. Agora imagine isso acontecendo com os milhares de arquivos que o Sistema armazena! Por isso é necessário desfragmentar o disco de tempos em tempos, o próprio Windows tem uma ferramenta que faz isso.

a. Clique em iniciar e na caixa de pesquisa digite Desfragmentador de Disco, encontrando clique no mesmo e em Status Atual selecione o disco que deseja efetuar o procedimento, em seguida clique em Analisar disco conforme Figura 27.

Figura 27: Desfragmentador de disco


b. Ao termino da verificação será exibido o percentual de fragmentação na coluna Última Execução, se estiver acima de 10% o disco precisa ser desfragmentado, no caso da Figura 28 não seria necessário, mas se seu caso é acima de 10% clique em Desfragmentar disco.

Figura 28

Pode demorar alguns minutos ou várias horas, recomendo fechar todos os programas e da uma volta por ai. Caso tenha mais de uma unidade de disco repita a operação e reinicie o computador quando terminar todo procedimento.


8 Índice de Experiência do Windows

Por fim verifique o Índice de Experiência do Windows, com base nos componentes principais do computador (processador, memória, elementos gráficos, gráfico de jogos e disco rígido primário). O Windows da uma nota para cada um deles e obtêm uma media geral que varia de 1,0 a 7,9. Se sua pontuação estiver abaixo de 3 isso quer dizer que seu computador não é tão rápido e tem uma baixa capacidade de resposta. Para visualizar sua pontuação siga os passos abaixo:

a. Clique em iniciar e na caixa de pesquisa digite Informações e Ferramentas de Desempenho, quando a janela se abrir clique em Reexecutar a avaliação ou se por acaso você nunca classificou seu computador a opção será Classificar este computador conforme Figura 29.

Figura 29: Informações e Ferramentas de Desempenho



b. Aguarde, sera exibido a caixa de dialogo semelhante a Figura 30.

Figura 30: Examinando Hardware



Veja o resultado da minha classificação na Figura 31, meu computador não é nenhum top de linha e a pontuação ficou em 3,5 "uma droga", poderia ser melhor, pois a classificação é dada pela pontuação do dispositivo mais baixo, no meu caso foi os Elementos gráficos, mas tem algo errado! Pois tenho uma placa de vídeo da Nvidia de 500 Mb de RAM. Culpa minha! Não instalei os drivers do fabricante kkkkkkk. Se o resultado de sua maquina não foi muito bom talvez seja possivel fazer um upgrade em algum componente baseado na sua classificação (aumentar memoria, disco ou outro).


Figura 31: Resultado



Pois é gente, ficamos por aqui, sei que a postagem ficou muito grande e cansativa de ser executada, mas para ter um resultado satisfatório o caminho é esse ai mesmo ou você pode solicitar um suporte.

Não esqueçam de comentar, criticar, elogiar ou o que você quiser o espaço é seu e curtir a postagem, caso tenha gostado. Abraços e até a proxima.


Sidinei Santana – Administrador do Blog W3Suporte.



Assine a nossa Newsletter. Digite seu e-mail:
Receba as novidades do Blog gratuitamente em seu e-mail


Entregue por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo, mas leia antes de comentar!

Todos os comentários serão moderados pelo autor e podem não ser aprovado em caso de:

- Linguagem vulgar
- Ataque pessoais ou ameaças
- Agressões verbais
- Comentário adverso
- Spam