Letreiro

Quer ficar livre de vírus??? Troque seu sistema operacional, seja livre, use Ubuntu. >> ubuntu-br.org/.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Sistema Binário e o Processador

Nessa postagem vou falar um pouco sobre como funciona o sistema binário (base 2) dentro do processador, talvez seja curioso saber como os bits trabalham ali dentro, não darei uma explicação de "mestre mago", apenas uma noção para os mais curiosos, claro que é possível encontrar na internet materiais complexos e "ricos em proteínas" falando sobre o assunto, mas resolvi dar minha colaboração mesmo assim.

Todo calculo realizado pelo sistema computacional é simplificado usando o
sistema binário em suas operações lógicas e aritméticas, os valores binários são representados apenas por dois dígitos, 1 (um) e 0 (zero). Esses são os dígitos binários chamados de bit que vem do inglês Binary Digit, um bit é a menor quantidade de dados que pode ser representado na informática. É possível aprender mais sobre o assunto estudando Álgebra booleana, onde as operações trabalham com apenas dois valores lógicos (falso e verdadeiro, sim e não, aberto e fechado, ligado e desligado, 1 e 0).
O sistema complexo de um processador ou CPU do inglês Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento) determina que o mesmo trabalhe apenas com dois valores de tensão 0V (zero volt) e 5V (cinco volts) em seus circuitos eletrônicos digitais , porem os níveis são calculados de forma lógica, ou seja, o sistema do processador ignora a tensão definida e aplica a seguinte condição. Se a tensão no circuito for 0V ou menor que 2,5V o bit representado é 0 (zero), se a tensão no circuito for maior que 2,5V até o seu máximo 5V o bit representado é 1 (um). É assim que os bits são "criados" dentro do sistema computacional e a partir de conjuntos de bits é possível efetuar soma, subtração, multiplicação e divisão chegando a grandes valores binários. Da mesma forma que usamos milimetro, centímetro, metro e quilometro para calcular distâncias no Sistema Binário é a mesma coisa, veja a tabela abaixo:

8 bits = 1 byte = 1b
1024 b = 1 Kilobyte = 1 Kb
1024 Kb = 1 Megabyte = 1Mb
1024 Mb = 1 Gigabyte = 1Gb
1024 Gb = 1 Terabyte = 1Tb
1024 Tb = 1 Petabyte = 1Pb
1024 Pb = 1 Exabyte = 1Eb
1024 Eb = 1 Zettabyte = 1Zb
1024 Zb = 1 Yottabyte = 1Yb

Observe que na tabela acima começamos a representar o bit usando um conjunto de 8 bits que é igual a 1 Byte. Isso acontece porque para que o Sistema Computacional crie um carácter (uma letra, um numero ou um simbolo) ele precisa usar 8 bits, ou seja, um carácter é igual a 1 byte.

Para os primeiros processadores os mesmos eram capazes de processar dados e instruções de 4 bits por vez, em seguida 8 bits, depois 16 bits, hoje encontramos processadores de 32 e 64 bits.
Agora podemos esclarecer que quando falamos de processadores de 32 e 64 bits, estamos falando de sua arquitetura. Então processadores de 32 bits podem processar 32 sequência de bits por vez, enquanto o de 64 processa o dobro tendo como vantagem ganho de desempenho no sistema computacional, uma segunda vantagem seria que os processadores de 64 bits podem ler memorias RAM de até 192Gb enquanto os de 32 bits saem perdendo lendo no máximo 4Gb de RAM.

Mas se você esta pensando em já sair comprando um computador de 64 bits para usufruir da tecnologia não pense que é só isso. Para que tudo rode perfeito seu Sistema Operacional também precisaria ser compatível com a tecnologia, é só prestar atenção na hora de adquirir o produto, por exemplo um Windows 8.1 Pro 64 bits ou Windows 7 Ultimate 64 bits em seguida os drivers dos dispositivos devem ser compatíveis e seus aplicativos preferidos também, mas não se preocupe já é comum encontrar tais ferramentas na arquitetura de 64 bits.

Mas, vale a pena ter um computador de 64 bits? Se você utiliza seu computador apenas para acessar a internet, fazer alguns trabalhos com seu editor de texto preferido e ouvir musicas, a resposta é não, não vale a pena. Por outro lado se você trabalha com programas pesados como, AutoCad, Inkscape, jogos em 3D de ultima geração a resposta é sim, vale a pena.

Gostou? Tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário.


Sidinei Santana – Administrador do Blog W3Suporte.



Assine a nossa Newsletter. Digite seu e-mail:
Receba as novidades do Blog gratuitamente em seu e-mail


Entregue por FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo, mas leia antes de comentar!

Todos os comentários serão moderados pelo autor e podem não ser aprovado em caso de:

- Linguagem vulgar
- Ataque pessoais ou ameaças
- Agressões verbais
- Comentário adverso
- Spam