Letreiro
sábado, 6 de abril de 2013
Sistema de Arquivos SYSFS (/sys)
O sysfs (sys filesystem) é um sistema de arquivos que foi implementado a partir do Kernel 2.6 onde utiliza recursos para organizar informações referente aos dispositivos e barramentos conectados ao sistema, sendo possível acessa-la no ambiente do usuário, dessa forma programas e utilitários podem acessar essas informações para interagir melhor com o Kernel. No diretório /sys encontramos uma hierarquia de diretórios e subdiretórios que organizam os dispositivos conectados ao sistema.
Os principais diretórios são: block, bus, class, devices, firmware, fs, kernel,
module e power. Vejamos então alguns deles:
/sys/block: Aqui se encontram os dispositivos de blocos do sistema organizados em subdiretórios, com informações sobre tamanho do dispositivo, status, etc. Os dispositivos de bloco são aqueles em que os dados gravados neles são armazenados em blocos e o acesso aos dados é feito de forma aleatória (random access). Esses dispositivos podem ser um disco rígido, cd-rom's, e até mesmo discos virtuais.
/sys/bus: Armazena em subdiretórios os barramentos suportados pelo Kernel e por sua vez contem os diretórios devices e drivers. O diretório "devices" contem todos os dispositivos do tipo "barramento indicado" encontrado e o diretório "drivers" contem os drivers dos barramentos carregados no sistema.
/sys/class: O diretório class contém subdiretórios que classifica todos os tipos de dispositivos suportados pelo Kernel. Vamos a alguns exemplos: Para classificar os dispositivos de impressão existirá o diretório "printer" que por sua vez classificara os dispositivos de uma impressora paralela no subdiretório "lp0" ou seja /sys/class/printer/lp0. Para classificar os dispositivos de rede existirá o diretório "net" que por sua vez classificara um dispositivos de rede ethernet no subdiretório "eth0" ou seja /sys/class/net/eth0.
/sys/devices: Nesse diretório contem todos os dispositivos encontrados e suportados pelo Kernel e guarda as informações de status e configurações de cada dispositivo de forma hierárquica No diretório devices encontramos o diretório /css0 que contém subdiretórios que representam todos os subcanais detectados pelo Kernel, em cada diretório de subcanal existem arquivos de status e subdiretório que representa o dispositivo.
/sys/module: Aqui temos subdiretórios com os módulos do Kernel que foram carregados na memoria, esses módulos são partes do kernel que prevê funções extras aos dispositivos onde podemos ativa-los ou desativa-los
-------------------------------------------------------------------
Fonte:
CERTIFICAÇÃO LINUX.
Guia Para os Exames LPIC-1, CompTIA Linux+ e Novell Linux Administrator
2012 Uirá Ribeiro. Pag. 30, 31 e 32.
Disponivel em: http://www.certificacaolinux.com.br/
Red Hat Customer Portal. Red Hat Enterprise Linux 5 - Installation Guide: Installing Red Hat Enterprise Linux 5 for all architectures Edition 3.1
Chapter 22.1. The sysfs File System
Disponivel em: https://access.redhat.com/site/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/5/html/Installation_Guide/ap-s390info.html#s1-s390info-sysfs.
Acesso em: 04-04-2013.
Viva o Linux. Roberto Rodrigues da Silva. Manipulando partições de disco: Dispositivos de bloco e partições. Disponivel em: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Linux-Manipulando-particoes-de-disco.
Acesso em: 04-04-2013
Sidinei Santana – Administrador do Blog W3Suporte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será bem vindo, mas leia antes de comentar!
Todos os comentários serão moderados pelo autor e podem não ser aprovado em caso de:
- Linguagem vulgar
- Ataque pessoais ou ameaças
- Agressões verbais
- Comentário adverso
- Spam